quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Sentido de uma palavra


Ainda comentando um pouco sobre a viagem de Natal, queria fazer um comentário sobre um dito popular da cidade : GALADO. Logo quando ouvi aquelas pessoas, seja por telefone ou conversando com outras, falando esta palavra achei estranho, foi quando perguntei ao "guia" o que seria isto. Um insulto feio? uma coisa boa? um elogio? Pois é usado em vários momentos. Bom pra esplicar melhor o sentido deste dito potiguar li um texto muito interessante, na verdade um e-mail enviado pra um amigo meu de lá.

Galado


por Carlos Filho

Morar longe de Natal nos faz sentir saudades de muitas coisas. Saudades da família, das gatations, dos amigos( principalmente dos canalhas, patifes e vigaristas), das praias (Pirangi, Ponta Negra, Redinha, Pipa), da Ribeira, das cachaças e tudo mais. Porém, tem uma coisa da qual tenho saudades mais do que tudo. Tem um detalhezinho que nos faz uma falta imensa: falar galado.


Falar galado nos faz sentir mais natalenses. É como se redescobríssemos nossas raízes cada vez que dizemos tão nobre palavra do nosso vocabulário regional. Aliás, galado é só nossa. Um natalense que nunca falou galado não é digno de confiança. Não o chame para almoçar na sua casa e, em hipótese alguma, deixe este enganador sair com sua filha.

Os cariocas não falam galado. Isto é, em lugar nenhum do mundo além da grande Natal se fala galado. Se você sair daí e cumprimentar alguém com um singelo e bem intencionado “Digaí, galado”, invariavelmente ouvirá um “Como é que é rapá?” como resposta. Eles simplesmente não compreendem a beleza etimológica que define nossa identidade de natalenses.

Aliás, na entrada de Natal deveria haver uma placa com os dizeres “Bem-vindos, Galados”. Os grandes cidadãos natalenses receberiam a condecoração da “Ordem dos Galados” e os poetas potiguares escreveriam odes a este belo vocábulo.


Muito antes de toda esta celeuma em torno de remédios genéricos, nós já tínhamos inventado a primeira palavra genérica da língua portuguesa com conotações positivas e negativas, agradáveis e desagradáveis. Galado combina com tudo:


Para dar parabéns.

-Ei, hoje é meu aniversário.

-Parabéns, galado.

Para definir algo ruim.

-Como é que foi o jogo de society?

-Foi a pelada mais galada que eu já joguei.

Para denunciar um canalha.

-Aquele cara é legal?

-Não. Na verdade é um galado.

Ou o contrário.

-Aquele cara é legal?

-É. Ele é muito engraçado. É um galado.

Grandes teses seriam escritas por historiadores locais sobre a importância da palavra galado na construção da sociedade num contexto geopolítico do pós-guerra. Os lingüistas potiguares abordariam todas as variantes do termo e o impacto sobre o nosso vocabulário.

Galado é uma dessas palavras que nos dá prazer de falar. É quase indescritível. Só sabe quem já falou. Ah, como é bom falar galado! É uma palavra tão... tão... Sei lá, tipo, galada mesmo.

Classificação morfossintática:
- [galar] verbo particípio .
- [galado] adjetivo masc singular .
Sinônimos: engraçado escroto sacana pinta sarcástico .




Galado
Enviado por Thiago Aguiar (RN) .
Clique aqui se você CONCORDA com essa definição! Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!



Galado é uma palavra riquíssima da gíria potiguar. Seria uma palavra, que caso o grandioso folclorista Câmara Cascudo tivesse a oportunidade de conhecer, a estudaria bastante.

Dependendo do contexto e da entonação da frase que contem apalavra galado, muitas interpretações podem surgir. Galado pode ser algo engraçado, hilário. "que bixooo galadoo!" é uma expressão comum em Natal/RN, para designar uma figura engraçada, hilária, que acaba de exarar uma brincadeira.

Pode ser também um adjetivo pejorativa, como por exemplo na frase: "Esta mulher não passa de uma galada!". Neste exemplo,pode ser interpretada, de acordo com o contexto, de diversas formas. Esta mulher galada seria própria para uma crônica Rodrigueana, por exemplo.



"Que bixooo Galado!"



Galado é um adjetivo genérico, que pode definir esperteza, sujeito sortudo, indivíduo de má vontade, acontecimento ruim.

Galado, é talvez, a palavra mais versátil do Brasil.
Usada para definir todo tipo de coisas boas e ruins.Por tanto se for a Natal e escutar alguém dizer "galado", não se assuste leia o contexto da frase e o tom que se fala daí vc compreenderá o que esta se dizendo!

Entendeu, galado!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comenário!!!